Fisioterapia

De acordo com a cultura popular, buscamos a fisioterapia apenas quando precisamos nos recuperar de alguma lesão. Mas você sabia que pode procurar um profissional de fisioterapia diretamente sem necessariamente de passar por outro médico?

A fisioterapia é responsável pelo movimento do corpo humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades. É uma área da medicina que estuda as alterações patológicas e suas repercussões psíquicas e orgânicas, trabalhando assim com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. Compreende a análise e a avaliação do movimento e da postura do corpo humano.

Todo profissional de fisioterapia atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. Esta ciência trata lesões esportivas, dor ciática, artrite, tendinite, esporão de calcâneo, dor cervical, dedo em gatilho, entorse de tornozelo, dor articular, distúrbio de ATM, dentre outros. É uma área que tem por finalidade promover a saúde e prevenir doenças, deficiências, incapacidades e inadaptações.

Fisioterapia Uroginecológica 

Atua no tratamento de distúrbios perineais, afinal os músculos do assoalho pélvico desenvolvem inúmeras funções benéficas para a saúde. Entre as mais importantes funções está a manutenção da posição anatômica dos órgãos pélvicos, funcionando como uma rede de sustentação destes órgãos. São músculos que estão sujeitos a sofrerem atrofia, ou seja, enfraquecimento e portanto precisam ser cuidados.

Com o passar da idade, somado às mudanças metabólicas do corpo mais o desconhecimento no assunto ou desconforto em falar sobre, muitas pessoas apresentam prolapsos genitais que consistem na descida de órgãos pélvicos. A bexiga, por exemplo, pode descer em consequência do enfraquecimento dessa musculatura. Assim a função de sustentação já não existe, o que dificulta o bem-estar físico e psicológico de cada paciente. 

O desempenho sexual pode ficar comprometido com o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, tanto a mulher como seu parceiro podem perder a sensação da pressão intravaginal. O caminho é fortalecer os músculos da região para conferir e proporcionar uma melhor qualidade de vida. 


Disfunções que exigem técnicas para reabilitar o assoalho pélvico: 

# Disfunção sexual na mulher ou no homem – as mulheres podem sofrer com o vaginismo, dificulta de orgasmo, dores durante o ato sexual. Os homens podem sofrer com a disfunção erétil ou a ejaculação precoce; 

# Gestação e parto – a pressão nos músculos do assoalho pélvico (MAP) sofrida durante a gravidez (devido a sustentação do bebê e anexos embrionários), requerem um fortalecimento destes. Uma gestante que fortalece os MAP consegue reduzir a pressão sobre a bexiga, além das dores lombares e de ter uma recuperação mais rápida após o parto, principalmente se ele for normal. 

# Incontinência fecal – incapacidade de controlar a eliminação das fezes, tem relação com a fraqueza dos músculos do assoalho pélvico;

# Prolapsos de órgãos – exteriorização da bexiga, útero ou reto pelos canais vaginal ou anal. Trabalhando os músculos do assoalho pélvico, melhora-se a sustentação destes órgãos;

Os desconfortos urogenitais, tanto em mulheres como em homens, podem afetar a qualidade de vida das pessoas, que se sentem incapazes, ansiosas, angustiadas ou até deprimidas. Mas a Harmonia Pilates e RPG está aqui ao dispor destes pacientes para tratá-los e oferecer o máximo de saúde e bem-estar no cotidiano deles. Temos uma equipe especializada, aparelhos de última geração e todo o cuidado para realizar os exercícios corporais na clínica. 

Fisioterapia para ombro e braço

Que tal marcar um horário gratuito aqui na Harmonia Pilates e RPG e cuidar do seu corpo antes que a dor ou incômodo apareçam?


Você sabia?

Quando alguma parte do corpo sente dor, ou ela está muito tensa ou sem tônus. Desta maneira, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando ou entortando surgindo assim as algias.

Ainda sente dor?

Trabalhamos com soluções completas para você se livrar das dores. Assim, frequentemente temos alunos que escolhem junto às sessões de fisioterapia fazer também a prática do RPG. Eles conseguem, desta forma, rapidamente tratar de dores por todo o corpo e ganhar qualidade de vida.